terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aniversário do Rei Rama IX


Ois gentens!

Estava eu aqui mexendo nas minhas fotos e encontrei uma pasta de fotos tiradas durante o 84 aniversário do rei no dia 05 de dezembro, que também é dia dos pais, e resolvi compartilhar com vocês!

O Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, é conhecido como “Rama IX”. “Rama” é uma designação usada para os reis da dinastia Chakri aqui da Tailândia. Absolutamente todos os tailandeses são verdadeiramente apaixonados pelo rei ... Fotos dele estão espalhadas por toda a cidade, no metro, nas esstações, estampadas em prédios, shoppings e ônibus! Hoje ele tem 84 anos, e reina desde os 20 e poucos e, por sinal, é o reinado mais longo da história da Tailândia. Pelo que contam os tailandeses, o rei sempre foi muito bom e ajudou demais seu povo. Uma das histórias mais contadas é que os moradores do norte plantavam e traficavam ópio e o rei desenvolveu um projeto para que recebessem ajuda para plantarem flores, frutas, verduras, café, etc.


Fotos do rei espalhadas por todo canto...


O rei é tão amado e respeitado que, aqueles que fazem críticas a ele podem ser condenados a até 15 anos de prisão!

Há algum tempo o rei está no hospital, com saúde frágil, mas esse assunto não é muito falado por aqui, pois os tailandeses temem muito sua morte. Por via das dúvidas, o conselho é sempre para que estrangeiros não falem do rei, para evitar qualquer problema, por ser um assunto muuuuuuuito delicado por aqui.

Enfim, para celebrar o aniversário, pela manhã os tailandeses vão ao templo rezar pela saúde e vida longa do rei e fazer ofertas aos monges e, a noite, fazem uma festa enorme no Sanam Luang (parque em frente ao Grand Palace)  com shows, apresentações, balões, fogos ... e todos usam a camiseta do rei, ou roupas cor-de-rosa, que é a cor do rei.

Os tailandeses são muito supersticiosos e o motivo da cor rosa é porque, quando o rei saiu do hospital em 2007, depois de um derrame, ele usava camisa e blazer cor-de-rosa, então um astrólogo revelou que, se o povo usasse a cor rosa, ajudariam o rei a se curar e ter uma longa vida. Todos os dias nas ruas vemos pessoas com a camisa rosa com o símbolo do rei!

Aí vão algumas fotos da festança...

Sawatdee Kha!

Grand Palace visto do rio...


 O Grand Palace...

A guarda real...

Tive que colocar essa blusa pq ninguém pode entrar no templo com blusa cavada, mostrando os ombros, nem com shorts ou leggings!

Muuuuuuuuuita gente...






Os balões.... é tão lindo ver o céu todo brilhando!





Duda fazendo pedido...

uma garotinha thai...

Olhando essa foto, me lembrei..... essa foi a primeira vez que vi coooomo esses tailandeses gostam de gente muito branca. É incrível, pediam pra tirar foto comigo o tempo todo e faziam fila!!!! Quando olhei e vi aquele moooooonte de gente enfileirado esperando pra tirar foto comigo, quase desmaiei! ahhaha Eles ficam muito emocionados e orgulhosos quando estrangeiros se incluem na cultura deles e mostram apreciação pelo rei deles.... uma gracinha! Todo mundo olhava admirado de ver a gente numa festa que tinha praticamente 0 gringos.

Espero que tenham gostado :) logo tem mais!

beijinhos


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

China - Zhouzhuang


Oi gente! Desculpem-me pelo sumiço repentino, mas já estou de volta!!!

Vocês se lembram que eu disse que visitei uma outra cidade na China além de Shanghai? Pois então, hoje vou contar um pouquinho sobre essa cidadezinha bem diferente que se chama Zhouzhuang, também conhecida como a Veneza do Oriente.

Ao fundo, o portal de entrada...

                                                              Uma das tantas pontes...

Saímos de Shanghai pela manhã e, depois de umas 2 horas de viagem, passando por vários campos de arroz e paisagens bem bonitas, chegamos à pequena vila de pouco mais de 20.000 habitantes.

Bom, em se tratando de China, pode-se esperar comércio em todo e qualquer lugar, e aqui não seria diferente... barraquinha atrás de barraquinha vendendo pinturas e quadros bordados com imagens dos canais, artesanatos, brinquedos, roupas – senhorinhas tecendo naquelas máquinas de fiar -  bijus e muitas pérolas de água doce, verdadeiras e por um bom preço!


                                          comprando umas pérolazinhas ...ninguém é de ferro!

As senhorinhas tecendo


A vila é silenciosa, pequena e preserva bastante a cultura milenar, as casas bem antigas têm sua arquitetura original preservada. As pontes clássicas e os barquinhos, quase gôndolas, formam o típico cenário dos canais Venezianos.


A visão da vila





                                                                 Nossa quase-gôndola


Eles mantiveram todos os prédios da vila como eram originalmente por volta de 1086, inclusive uma escola.
Durante o passeio, assistimos um teatro chinês com duas atrizes vestidas em trajes típicos. Elas cantarolavam algo que não fazíamos idéia do que se tratava!


A antiga escola




O teatro...

Dá uma olhada na maquiagem dela, deve passar horas se arrumando!


Por toda a vila há vários restaurantes vendendo comidas típicas. O que mais gostei foi um porco muuuito suculento! Mas tive que provar umas coisinhas não tão agradáveis como uma “eel”, uma enguia, que mais parece uma minhoquinha do mar. Até me surpreendi... tava com um nojo danado, mas a tal minhoquinha tinha gosto de bife! Hehehe


A "eel" com gosto de bife...

A Coca-Cola deles...


Adorei o passeio e a experiência foi super interessante, além do lugar que é bem lindinho e histórico. Super recomendo! Se estiver em Shanghai, passe em Zhouzhuang... não vai se arrepender!



                                        Não podia deixar de jogar a moedinha pra dar sorte, né!

Beijinhos =***

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

China – Shanghai



Sawatdee kha! ^^

Olha eu aqui de novo pra contar mais historinha pra vocês!

Não sei se vocês se lembram da enchente terrível que destruiu muitas partes da Tailândia em meados de outubro do ano passado... Pois então, tinhamos acabado de chegar aqui, e uns dias depois, o caos se estabeleceu. Pra fugir do perigo, fomos pra China.

O Duda ia ter que passar a semana em Shanghai trabalhando e me levou junto pra gente fugir da enchente.  

Shanghai é liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda! Amei! A cidade tem duas partes, a  nova – Pudong – que é suuuuper moderna e abriga a high society, e a velha – Puxi – que é mais antiga, tradicional e a imagem que mais se aproxima da idéia que temos da China.

É em Pudong que fica o cartão postal da cidade, a famosa torre “The Oriental Pearl TV Tower”, linda, ultra-moderna, com um design super diferente e pink!!!!!!! Adorei!  Além de um dos prédios mais altos do mundo, o “Shanghai World Financial Center”, com 100 andares,  que, inclusive, entrou pro Guinness em 2009 por ter o deck de observação mais alto do mundo. E é muuuito legal!!! Quando a gente entra na torre, tem uma maquete gigante da cidade, e eles fazem uma apresentação do cair da noite e do amanhecer... todas as luzes dos prédios se acendendo, dos barquinhos que estão no rio e tem até uma queima de fogos! É muito perfeito!!! Depois que passamos essa maquete, pegamos o elevador pra ir até o 100 andar... o elevador é outra coisa muuuuito legal! Enquanto estamos subindo (a 10 metros por segundo!!!!), várias luzes se acendem no teto, na porta, nas paredes... são umas bolas que ficam aumentando e diminuindo e com um barulho que não consigo explicar bem. O elevador sobe tão rápido que dá uma pressão danada no ouvido! Chegando lá no observatório, pudemos ter uma ótima visão da cidade.... do rio, da torre, dos prédios e da parte antiga. Outro detalhe é que o chão é transparente e dá pra gente ver lá embaixo! Suuuuuuuuuper legal!!!! Shanghai também é cheia de jardins liiindos e ultra-coloridos!!!



 “The Oriental Pearl TV Tower”



“Shanghai World Financial Center”


Um pedacinho da queima de fogos na maquete


Subindo no elevador...







 Um chininha fofo e o chão transparente...



 Duda apreciando a visão!



 Tá bom!?



 Outro passeio legal que fizemos foi no rio Huangpu, que é usado para transporte de madeira, pedras e outros produtos....dizem que o rio é tão poluído que nem chega a ter peixes, os pobrezinhos não sobrevivem à poluição de Shanghai. Do barquinho no rio a gente pode ter uma visão nítida da divisão da cidade. De um lado do rio é Pudong, essa parte nova que descrevi alí em cima, e do outro é Puxi.

Em Puxi a gente pode ver muuuuuuuuuuuuuuuito  claramente a influência francesa, principalmente pelos prédios que estão alí no “Bund” – as avenidas que margeiam o rio. Prédios mais cinzas e  baixos ... por uns momentos até me senti em Paris! Hihih....mas passou logo! Além da arquitetura, há a French Concession; nessa área encontramos parques com carinha de França, e várias ruazinhas muuuuito francesas, com todas aquelas boutiques renomadas enfileiradas ... Gucci, Prada, Louis Vuitton, D&G, Dior, Fendi, Chanel, Jimmy Choo, dentre tantas outras ...  misturadas com cafés e pubs ...  Adorável!

No rio com vista pra Pudong...

No rio com vista pra Puxi...

Foi em Puxi que tivemos a típica experiência de ir às compras na China! #AI QUE L-O-U-C-U-R-A!# 

Aquele mooooooonte de shopping, galeria, lojinha, lojona, uma baguuuuunça.... Avião! Resolvi entrar em uma galeriazinha, vi por fora, achei pequena e, consequentemente, achei que seria um bom lugar pra “só ver”, sem compromisso... Mero engano! A tal galeriazinha não parava de crescer...tinha andar que não acabava mais e os corredores iam se enrolando como um labirinto. Vi umas bolsas lindas e resolvi olhar.... mas era só olhar... só que a moça não entendia que eu não ia comprar. Uma insistência danada...me deu uns 200% de desconto sem eu  nem ao menos pedir! Saimos da loja e a moça continuou andando atrás de nós pela galeria, e a gente falando NÃO! Nos acompanhou até a porta de saída.... e não se cansava de oferecer! Conseguimos sair da galeria e pensamos que estávamos livres da mulher... continuamos passeando pela rua e, quando viramos a esquina, ó a mulher de novo insitindo na tal bolsa......aaaaaaaaaai que carma! Pra nos livrar dela, entramos no Mc Donald´s que, por sinal, foi a única coisa que conseguimos comer durante o dia todo.... o resto não era comestível! Mas só consegui pedir o Big Mac que é igual em todo lugar, porque o resto não dava pra enteder o que era, só escrito em desenhinhos...

Passamos por um jardinzinho muuuito lindo! Bem chinês mesmo! E bem na entrada do jardim tinha um nenê fofo, mas o coitadinho tinha a calça rasgada! Gente, que coisa bizarra isso que eles fazem com as crianças...deixam as coitadas de bundinha de fora! Dizem que é prático pra fazer um número 2 ... mas eu me pergunto, como funciona? Fazem e a mãe pega com saquinho igual de cachorro? E pra limpar? Magina o cheiro.........ave! Foi uma pena que não vi a execução pra poder descrever aqui! Hihihi

Na entrada do jardim




O coitadinho com bumbum de fora


O começo do mercado (e da desorganização)

Também visitamos uns templos, mas deixam a desejar pros templos daqui! E o Buddha deles é gordinho! :)








Pra fechar, fomos em um show de acrobacia no teatro. Muuuito boa a apresentação! Tivemos ótimos momentos de diversão vendo aqueles acrobatas fazendo coisas que até Deus duvida!






Ah, esqueci de dizer do trânsito ... pra variar, loucura loucura loucura! Sinais vermelhos não significam nada! E não sei porque se dão ao trabalho de pintar as faixas de pedestres. Olha o flagra aí embaixo... o chef se distraiu! hihi

xiiiii


Enfim, ameeeeei Shanghai e esse misto de moderno e antigo, asiático e europeu, tudo com muito charme e sofisticação.......e muito chinês né!

Visitamos outra cidade ali por perto, mas essa fica pro próximo post! :)

Beijinhoooos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Chatuchak Weekend Market



Logo quando chegamos, ouvimos falar desse tal paraíso onde encontra-se de tudo a preços bem acessíveis ...  fomos conferir!!!!!

Já imaginou um lugar que vende de absolutamente tudo e mais um pouco? Pois então, esse lugar tá aqui em Bangkok e se chama “Chatuchak”, também conhecido como “JJ Market”, o famoso mercado dos fins de semana.

Era um dia pós-chuva, tava suuuper abafado e o sol tava escaldante ... agora imagine um mercado de mais ou menos 1 km², com umas 5 mil barraquinhas vendendo roupas, sapatos, flores, enfeites para casa, coisas falsificadas, sombrinhas, comidas, cerâmica, livros, animais de estimação, dentre outras tantas bugigangas. Agora imagina isso tudo com pelo menos  uns 100 mil turistas e mais um taaaaaaanto de locais juntos! É, no mínimo, uma aventura!

O mercado é tão grande e confuso, que te aconselham a andar com um mapa, e ainda assim é difícil de se localizar!

Resolvemos ir andando ao léu, para conhecer o que desse.... fomos parar na parte de animais. Por lá vimos vários cachorrinhos lindos (tinha cachorrinho de várias raças e até alguns Beagles como meu Ioda – que eu amo!!!), porquinhos-da-Índia, aranhas, crocodilos (quem tem crocodilos como animal de estimação?!), pássaros de toda espécie, inclusive uma arara canindé, que está ameaçada de extinção...pobrezinha, lembrei do “Blue” do filme “Rio”! Sem contar os esquilos, patos, galinhas, cobras, lagartos, tartarugas, peixes, coelhos....ai, uma infinidade de bichos!





                                                                            Que dó!

Andamos mais um pouco e encontramos uns quitutes beeem inusitados! Baratas, grilos, larvas....tudo fritinho, bem crocante, com um molho delicioso e umas salsinhas pra dar uma cor :) ... Não, não foi dessa vez que experimentamos. Ia ser demais pra um começo! Mas pode acreditar...a barraquinha estava lotaaaada e o povo comia com vontade! Dava até pra ouvir o crocantezinho se quebrando na boca #ECA!#

 
                                                               Vai um insetinho fritinho?






                                                           Viscoso, mas gostoso! Será?

Depois passamos pela parte de decoração... e, adivinha a surpresa, depois de ver essas bizarrices, fiquei espantada! Cada coisa liiiiinda! Super vale a pena! Pra variar, tem de tudo que se pode imaginar: lustres, quadros, enfeites, fontes, bancos, mesas, camas, sofás, abajures, louças, toalhas, roupas de cama...tudo tudo tudo! A única desvantagem é que é muita informação de uma só vez, tem tanta opção que a gente não sabe pra onde olhar e acaba ficando cansada! E eu olhei tanto que saí de lá sem comprar nada!

Bom, a parte das comidas não me atraiu nem um pouco... dezenas de barraquinhas vendendo as comidas típicas daqui que, pra mim, cheiram azedo. O engraçado é que eles deixam os patos e os frangos pendurados, expostos, com pescoço e tudo #ECA de novo!#.  Uma coisa é fato, o povo daqui come o dia inteeeeeeiro! As barracas são lotadas o dia todo e o pessoal come com gosto!



                                                                 Olha a organização!




                                                                   Vai um franguinho aí?



Outra coisa bem legal que vimos foi uma barraquinha vendendo chá e café, e tem um cara que faz uns malabarismos misturando o café... inclusive, eu vi isso na TV quando ainda tava no Brasil. Muito legal de se ver... mas não deu para experimentar, tinha uma fila enoooooorme!

Após nos perdermos vááárias vezes e andar pra caramba, desistimos de conhecer o mercado todo. Mas eu adorei o passeio! Nunca vi tanta coisa junta e tanta variedade! Se vier visitar Bangkok, não deixe de ir ao JJ market.  

Ainda não voltei lá, mas logo logo volto pra fazer umas comprinhas, mesmo porque só comprei uma sombrinha, que quebrou uma semana depois! :) E aí aproveito pra tirar mais fotos e posto aqui.

Ah...e olha a peça que encontramos na saída! Heheh



Beijinhos e até o próximo post :)