Sawatdee
kha! ^^
Olha eu aqui de novo pra contar mais historinha pra
vocês!
Não sei se vocês se lembram da enchente
terrível que destruiu muitas partes da Tailândia em meados de outubro do ano
passado... Pois então, tinhamos acabado de chegar aqui, e uns dias depois, o
caos se estabeleceu. Pra fugir do perigo, fomos pra China.
O Duda ia ter que passar a semana em
Shanghai trabalhando e me levou junto pra gente fugir da enchente.
Shanghai é
liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda! Amei! A cidade tem duas partes, a nova – Pudong – que é suuuuper moderna e
abriga a high society, e a velha –
Puxi – que é mais antiga, tradicional e a imagem que mais se aproxima da idéia que temos da China.
É em Pudong que fica o cartão postal da
cidade, a famosa torre “The Oriental Pearl TV Tower”, linda, ultra-moderna, com
um design super diferente e pink!!!!!!! Adorei! Além de um dos prédios mais altos do mundo, o “Shanghai
World Financial Center”, com 100 andares, que, inclusive, entrou pro Guinness em 2009
por ter o deck de observação mais alto do mundo. E é muuuito legal!!! Quando a gente
entra na torre, tem uma maquete gigante da cidade, e eles fazem uma
apresentação do cair da noite e do amanhecer... todas as luzes dos prédios se
acendendo, dos barquinhos que estão no rio e tem até uma queima de fogos! É
muito perfeito!!! Depois que passamos essa maquete, pegamos o elevador pra ir
até o 100 andar... o elevador é outra coisa muuuuito legal! Enquanto estamos
subindo (a 10 metros por segundo!!!!), várias luzes se acendem no teto, na porta,
nas paredes... são umas bolas que ficam aumentando e diminuindo e com um
barulho que não consigo explicar bem. O elevador sobe tão rápido que dá uma
pressão danada no ouvido! Chegando lá no observatório, pudemos ter uma ótima
visão da cidade.... do rio, da torre, dos prédios e da parte antiga. Outro
detalhe é que o chão é transparente e dá pra gente ver lá embaixo!
Suuuuuuuuuper legal!!!! Shanghai também é cheia de jardins liiindos e ultra-coloridos!!!
“The Oriental Pearl TV Tower”
“Shanghai World Financial Center”
Um pedacinho da queima de fogos na maquete
Subindo no elevador...
Um chininha fofo e o chão transparente...
Duda apreciando a visão!
Tá bom!?
Outro passeio legal que fizemos foi no
rio Huangpu, que é usado para transporte de madeira, pedras e outros
produtos....dizem que o rio é tão poluído que nem chega a ter peixes, os
pobrezinhos não sobrevivem à poluição de Shanghai. Do barquinho no rio a gente
pode ter uma visão nítida da divisão da cidade. De um lado do rio é Pudong,
essa parte nova que descrevi alí em cima, e do outro é Puxi.
Em Puxi a gente pode ver muuuuuuuuuuuuuuuito
claramente a influência francesa, principalmente
pelos prédios que estão alí no “Bund” – as avenidas que margeiam o rio. Prédios
mais cinzas e baixos ... por uns
momentos até me senti em Paris! Hihih....mas passou logo! Além da arquitetura,
há a French Concession; nessa área
encontramos parques com carinha de França, e várias ruazinhas muuuuito
francesas, com todas aquelas boutiques renomadas enfileiradas ... Gucci, Prada,
Louis Vuitton, D&G, Dior, Fendi, Chanel, Jimmy Choo, dentre tantas outras ...
misturadas com cafés e pubs ... Adorável!
No rio com vista pra Pudong...
No rio com vista pra Puxi...
Foi em Puxi que tivemos a típica
experiência de ir às compras na China! #AI QUE L-O-U-C-U-R-A!#
Aquele mooooooonte de shopping, galeria,
lojinha, lojona, uma baguuuuunça.... Avião! Resolvi entrar em uma galeriazinha,
vi por fora, achei pequena e, consequentemente, achei que seria um bom lugar
pra “só ver”, sem compromisso... Mero engano! A tal galeriazinha não parava de
crescer...tinha andar que não acabava mais e os corredores iam se enrolando
como um labirinto. Vi umas bolsas lindas e resolvi olhar.... mas era só
olhar... só que a moça não entendia que eu não ia comprar. Uma insistência
danada...me deu uns 200% de desconto sem eu
nem ao menos pedir! Saimos da loja e a moça continuou andando atrás de nós
pela galeria, e a gente falando NÃO! Nos acompanhou até a porta de saída.... e
não se cansava de oferecer! Conseguimos sair da galeria e pensamos que estávamos
livres da mulher... continuamos passeando pela rua e, quando viramos a esquina,
ó a mulher de novo insitindo na tal bolsa......aaaaaaaaaai que carma! Pra nos livrar
dela, entramos no Mc Donald´s que, por sinal, foi a única coisa que conseguimos
comer durante o dia todo.... o resto não era comestível! Mas só consegui pedir
o Big Mac que é igual em todo lugar, porque o resto não dava pra enteder o que
era, só escrito em desenhinhos...
Passamos por um
jardinzinho muuuito lindo! Bem chinês mesmo! E bem na entrada do jardim tinha
um nenê fofo, mas o coitadinho tinha a calça rasgada! Gente, que coisa bizarra
isso que eles fazem com as crianças...deixam as coitadas de bundinha de fora!
Dizem que é prático pra fazer um número 2 ... mas eu me pergunto, como funciona?
Fazem e a mãe pega com saquinho igual de cachorro? E pra limpar? Magina o
cheiro.........ave! Foi uma pena que não vi a execução pra poder descrever
aqui! Hihihi
Na entrada do jardim
O coitadinho com bumbum de fora
O começo do mercado (e da desorganização)
Também visitamos uns templos, mas deixam a desejar pros templos daqui! E o Buddha deles é gordinho! :)
Pra fechar, fomos em um show de
acrobacia no teatro. Muuuito boa a apresentação! Tivemos ótimos momentos de
diversão vendo aqueles acrobatas fazendo coisas que até Deus duvida!
Ah, esqueci de dizer do trânsito ... pra variar, loucura loucura loucura! Sinais vermelhos não significam nada! E não sei porque se dão ao trabalho de pintar as faixas de pedestres. Olha o flagra aí embaixo... o chef se distraiu! hihi
xiiiii
Enfim, ameeeeei Shanghai e esse misto de
moderno e antigo, asiático e europeu, tudo com muito charme e
sofisticação.......e muito chinês né!
Visitamos outra cidade ali por perto,
mas essa fica pro próximo post! :)
Beijinhoooos
Nenhum comentário:
Postar um comentário