Para marcar o primeiro post do blog, vou contar um pouquinho da minha história para aqueles que ainda não sabem de cor e salteado...
Venho de um "ovinho" do interior de SP, Uchoa, cidadezinha de uns 9 mil habitantes, sem prédios, nem shoppings, nem semáforos, nem trânsito caótico...aliás, nem trânsito at all!!!
Em 2011 minha vida começou a mudar demais. Fiz a viagem dos meus sonhos (que vai ser comentada mais pra frente em outra oportunidade com tooodos os detalhes possíveis e imagináveis), casei e mudei........e foi pra longe!
Minha mãe, de vez em quando, até me mandava pra China...mas acho que ela nunca imaginou que eu obedeceria ela! Acabei vindo pro outro lado do mundo... não foi pra China #UFA!!#, mas fui parar na Tailândia. O Duda (maridinho) foi transferido e me carregou junto.
Agora imagina....de Uchoa pra Bangkok....a diferença não é pouca não! É um absurrrrdo!
Chegou o dia de vir...depois de hoooooras chorando e se despedindo da família e dos amigos, tava na hora de encarar o novo desafio.
O vôo foi maravilhoso, apesar de loooooooooongo e de uma paradinha em Dubai. Mas a Emirates capricha pra que a gente não sinta as longas horas....as comidas foram deliciosas, a champagne nem se fala, o assento virou uma cama perfeita que embalou nosso sono juntamente com o céu todo estrelado do avião...ameeei o céu estrelado!
hmmm.....Godiva
Chegamos em Bangkok às 12:30 do dia 06-10-2011. Desci do avião e a primeira coisa que senti foi aqueeeeele bafo quente e úmido. Que delícia! Adoooro um sol...olha meu bronze!
O aeroporto de Bangkok é realmente lindo, ultra moderno, enoooorme, mas, pra mim, perde pro de Dubai... com toda aquela ostentação e todos aqueles Rolex enooormes espalhados por toda parte...
Enfim, chegamos, e fomos recepcionados por muuuuito calor, muuuuuuuuuuito trânsito e muita coisa diferente de uma só vez! Ah, e, é claro, por muuuitas pessoas sorridentes. Não é à toa que a Tailândia é conhecida como "Land of smiles" (terra dos sorrisos).
**Como muitos de vocês devem saber, a cultura asiática é muito diferente e rica. Aqui, para nós, "farangs" (palavra Thai para "gringo"), cada dia é uma descoberta! - Vou falar mais sobre a cultura e os costumes dos tailandeses em outro post :)**
Antes de mudar, a gente viria passar uma semana em Bangkok pra que eu pudesse conhecer a cidade e ver o que me esperava. Santo foi o momento em que eu resolvi pensar: poxa, 24 horas pra ir, mais 24 horas pra voltar....pra ficar lá 3 dias? Ah, deixa....vou morar lá sabe-se quantos anos, vou ter tempo de sobra pra ver tudo. Se eu tivesse vindo visitar, eu talvez não me mudaria! Os primeiros dias foram terríveis... hihihi....agora é até engraçado lembrar! Bangkok está longe de ser uma cidade bonita, e limpeza é um item complicado aqui......muuuuitas baratas e famílias de ratos pelas calçadas onde milhões de barraquinhas servem suas comidas em pratos lavados em bacias nas sarjetas #ECA!#
O calor era demaaaaaais e a umidade estava super em alta....sem contar o mal cheiro da cidade e as chuvas! Chegamos e logo depois houve a enchente enorme que destruiu todo o país e durou uma eternidade! Isso dificultou ainda mais nossa adaptação no início...não podíamos passear pra conhecer a cidade, os jornais dando notícias devastadoras e alertando que os moradores evacuassem a cidade que seria alagada! Ai....foi um estresse só! Acabamos indo pra China pra fugir da enchente, mas nosso bairro não foi alagado e, no final, tudo deu certo.
As comidas são um item à parte... exóticas, apimentadíssimas e completamente sem sal. Sempre tive problemas com comida! Cheiro e aparência são fatores importantíssimos pra que o prato me apeteça. O cheiro dos temperos e das comidas locais não são nada atraentes pra mim, muito menos a apresentação! Minha salvação foi o número gigantesco de restaurantes internacionais que existem em Bangkok. E tem pra todo gosto...italiano, indiano, espanhol, francês e até arriscam numa churrascaria! :)
As pessoas são, na grande maioria, sempre muito simpáticas e atenciosas. Tentam usar o inglês, mas a comunicação é complicada...além de terem inglês precário, o sotaque torna a comunicação quase impossível....até que a gente se acostume (porque tuuuudo se acostuma!) A língua oficial é o tailandês... língua feia, fanha e complicada - para ter uma idéia, a língua tem 5 tons...então, cada palavra tem 5 tons e, consequentemente, 5 significados diferentes!!!!!!!! (na grande maioria, uma "mesm" palavra vai ter no máximo 4 tons e significados)... E a escrita é algo surreal, que não sei se algum dia vou conseguir aprender!
O idioma tem sido um desafio e tanto! Semana que vem começo em uma nova escola, espero que seja melhor que a última, que me ensinava 45 palavras novas (com todos aqueles tons) por DIA - tinha aula todos os dias por 4 horas.
Ah, não posso me esquecer do trânsito!!!!!! Loucura, loucura, loucura!!!! Abortamos os planos de comprar um carro assim que chegamos aqui! Congestionamento constante, mão inglesa, placas em tailandês, tuk-tuks pra toooodo lado, motos cortando o trânsito - como de costume, mas aqui, motoqueiros andam sem capacete e, as vezes, vemos umas 3 pessoas e um neném em uma só moto - algumas ruas mudam o sentido em certa hora do dia, e pedestre não tem vez!!!!!
Congestionamento até organizado em Bangkok....
Tuk-tuk: meio de transporte típico daqui...barulheeento, mas emocionante! hihih
Tá bom, tá bom....não se assustem.....não é só coisa ruim! Tirando esses probleminhas, Bangkok é uma cidade com muita vida, muuuuuuuuuuuitos shoppings - é o paraíso das compras, dos eletrônicos, de marcas (verdadeiras e falsificadas), etc.... - com muitos templos, mercados interessantíssimos, vários eventos e muita, muita coisa pra se descobrir!
A religião dos tailandeses é o budismo. Em cada esquina tem uma imagem do Buddha e uma Spirit House, onde todos param, tiram os sapatos, se ajoelham, acendem insensos e oferecem flores, incensos e comida ao Buddha, reverenciando e fazendo suas preces. O Budismo é tão forte que, mesmo pessoas que estão de carro, quando passam em frente a uma imagem do Buddha, fazem o "wai" (movimento com as mãos unidas em forma de prece na altura do rosto, típica do cumprimento na Tailândia). Monges estão por toda a parte e são "sagrados" aqui... tem até assento reservado em metro, trem, ônibus... além disso, mulheres não podem conversar e nem encostar em um monge!
São inúmeras as descobertas que fizemos até agora! Apesar de ter sido chocante no começo e de me fazer sentir uma vontade absuuuurda de voltar pra minha terra, perto da minha família (vontade que, não nego, ainda sinto), já estamos bem mais acostumados com todo esse movimento e tooooda essa diversidade, que, com o tempo, passa a nos encantar! Ainda há muuuuuuuuuito para explorar pela Tailândia e por toda a Ásia! Vou dividindo todas essas descobertas com vocês!
Espero que aproveitem!!!!! :)
Ah....não posso esquecer de deixar aqui registrado meus parabéns pra minha querida vó, que hoje (ainda 04-02 no Brasil e já dia 05 aqui) completa seus 86 anos de pura felicidade! :)
Muuuita saudade do Brasil e da família!
beijos pra todos e até a próxima!

ÓÓÓÓiiiiii qui a minha mana escreve beeeeeemmm!
ResponderExcluirVou lançar você como correspondente direta do jornal ai na Ásia. hehehe
Clara que legal que criou este blog, é algo a ser documentado mesmo.
Senti quase tudo igual a você quando vim pra Fortaleza, lugar beeeeeeeem menor, beeeeeeeeeeem mas perto, beeeeeem mais brasileiro, mas sempre sentimos. Tendo a criação que tivemos e a infância maravilhosa que tivemos não é de se estranhar. Claaaaaaaaaaaro que eu senti muito mais que você, até hoje 6 anos eu ainda sinto.
E uma coisa eu posso falar para você, as diferenças culturais são enormes, modos, arquitetura, mas se o povo é BOM, SORRIDENTE, HOSPITALEIRO, já é uma coisa muito boa, é um povo que faz um pais
bejão pra você e já sou fâ do seu blog
ihihih...brigada irmãozinho! Irmão é irmão, né!!! :) Opa! Me bota de correspondente então! :)
ResponderExcluirMas me diz de onde vc tirou que vc sentiu muito mais que eu????? Não é não senhor!
No começo tudo é estranho, mas depois a gente se acostuma....com a distância, com as diferenças, com a saudade....mas elas nunca deixam de existir!
E, quem sabe, logo a gente volta pra nossa terrinha :)
bjosssssss cheios de saudade nos 3